Este projeto foi desenvolvido pela professora Devalda Ferreira Guollo com a Turma 22 do 2º Ano.
Sua justificativa:
Afinal, quem sou eu? Essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões.
Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Objetivos: Revelar, de diversas maneiras o seu modo de ser, aprimorando a auto-estima; entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente; reconhecer-se como ser único, sujeito histórico-social; reconhecer a importância dos relatos pessoais na construção da história; conhecer, valorizar e cuidar do próprio corpo; manter hábitos de higiene pessoal; identificar as fases de vida do ser humano; conscientizar-se da importância de um bom relacionamento em grupo (familiar, escolar, de amigos...); respeitar regras de convivência em grupo.
Algumas Atividades: Ouvir e trabalhar a letra da música "Gente tem sobrenome", de Toquinho; trabalhar com árvore genealógica, pesquisar a origem e significado dos nomes e sobrenomes, localizar os paises de origem no mapa, organizar a sua história de vida (entrevista com a família); conhecer a história de vida dos colegas através de relatos apresentados pelos mesmos.
Sua justificativa:
Afinal, quem sou eu? Essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões.
Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Objetivos: Revelar, de diversas maneiras o seu modo de ser, aprimorando a auto-estima; entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente; reconhecer-se como ser único, sujeito histórico-social; reconhecer a importância dos relatos pessoais na construção da história; conhecer, valorizar e cuidar do próprio corpo; manter hábitos de higiene pessoal; identificar as fases de vida do ser humano; conscientizar-se da importância de um bom relacionamento em grupo (familiar, escolar, de amigos...); respeitar regras de convivência em grupo.
Algumas Atividades: Ouvir e trabalhar a letra da música "Gente tem sobrenome", de Toquinho; trabalhar com árvore genealógica, pesquisar a origem e significado dos nomes e sobrenomes, localizar os paises de origem no mapa, organizar a sua história de vida (entrevista com a família); conhecer a história de vida dos colegas através de relatos apresentados pelos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário