24 de nov. de 2008

Literatura de Cordel

Este trabalho realizado pela professora Velôr Pereira Carpes da Silva, 4ª Série, turmas 41 e 43 contribuiu para o resgate da cultura popular. Por meio do projeto, o aluno teve contato com o social, com a cultura, além de ser um momento de socialização e aprendizado. Também desenvolveram o poder de memorização, criatividade, raciocínio e a agilidade mental, o que contribui para a aprendizagem eficiente dos conteúdos de várias disciplinas.

Objetivos: Promover uma aproximação com a cultura popular nordestina; estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade; incentivar a sociabilidade entre crianças de meios diferentes através da construção conjunta de cordéis; valorizar a espontaneidade nos trabalhos.

Algumas Atividades: Apresentar aos alunos alguns folhetos de Literatura de Cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada; pesquisar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel (Internet e Livros); fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam; propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos; organizar uma exposição dos trabalhos na escola.
Confira Algumas Produções:

Cordel de Manezinha

Meu apelido é Luluzinha
Sou muito Manezinha
Prazer, me chamo Luana
E minha fruta preferida é banana
Adoro ir pro clube nadar
E pra escola estudar.

Sou muito estudiosa
E minha mãe é carinhosa
Minha amiga é muito divertida
Ela me acha muito querida
Tenho 10 anos
E na família, todos nos amamos.

Na minha sala
Tem muita gente
E a maioria, é muito inteligente
Minha professora é muito sábia
E muito paciente
Ensina a gente a não ser exigente
Para ser eficiente.
Aluna: Luana Pillmann de Barros
Cordel do Willian

Oi, sou Willian, tenho 10 anos de idade
Gosto muito é de jogar bola
Mas coisa que eu odeio é carambola.

Sou Catarinense
Meu futuro é jogar no Figueirense
Enquanto eu não estou na idade
Faço escolinha de futebol
Que é muito legal
E quando eu chegar lá
Vou ser profissional.

Não sou da Bahia
Nem de Salvador
Sou Catarinense
Jogo com garra aonde for.
Nome: Willian
Cordel da Júlia

O meu nome é Júlia
Tenho dez anos de idade
Gosto muito de brincar
E adoro aprontar.

Não suporto falsidade
E olha só pra minha idade!

Eu sou muito estudiosa
Gosto muito de ciência
Mas para matemática
Não tenho paciência!

Eu adoro jogar Volei
Jogadora quero ser
E o esporte chamado Vôlei
É difícil de aprender!

Minha Música é o samba
Onde danço me divirto
Tem que ter muito gingado
E força no rebolado.

Eu adoro minha amiga
Bruna ela se chama
Somos amigas a dois anos
Eu a amo e ela me ama.

O resto da minha vida
Conto no próximo cordel
Quem me conhece sabe
que o meu limite é o céu.
Nome: Júlia Carminatti da Costa

Nenhum comentário: