27 de nov. de 2008

Corpo Humano

Professoras: Kátia Regina da Silva Porfírio e Maria Nilda Martins
1º Ano - Turmas: 11, 12 e 13

Aproveitando o momento de socialização em que os alunos estão se conhecendo no início do ano letivo, buscamos trabalhar o reconhecimento do corpo humano, além de suas capacidades e necessidades. Abordamos também os cinco sentidos, a importância de uma alimentação sadia, apontando os alimentos saudáveis e também os alimentos que, quando consumidos em excesso, prejudicam a nossa saúde.

Atividades: Iniciamos ouvindo a música:

Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz,
Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé.

Após ouvir e trabalhar a música os alunos formam grupos de quatro ou cinco crianças. Um aluno de cada grupo deita-se no chão e o outro passa a desenhá-la. Depois colocam alguns detalhes, como: roupas, cabelos, unhas, relógio, óculos, etc. Quando todos terminarem, os alunos devem andar entre os desenhos, observando os corpos desenhados. Em seguida, com ajuda da professora, escrevem o nome das partes do corpo. O trabalho fica exposto na sala de aula. A partir deste trabalho pesquisamos os sentidos e também trabalhamos a alimentação e higiene.
Na Sala Informatizada as crianças puderam vivenciar os conteúdos, através de softwares educativos, Pinturas Virtuais, jogos de liga-pontos, sete-erros, cruzadinhas, nos sites: iguinho (alimentos), recreio On-line (corpo humano), SmartKids (corpo humano) e atividadeseducativas (corpo humano, os sentidos, alimentação e higiene).
Para finalizar cada criança fez o desenho do seu corpo no Paint identificando algumas partes.

Avaliação: Estudar o corpo humano propiciou às crianças a compreensão e a elaboração das noções de individualidade do seu corpo, de suas características próprias, do funcionamento e dos cuidados necessários para uma vida saudável.

Desenhos realizados na Sala Informatizada(Paint):



Livro: Os Sentidos

Nenhum comentário: