30 de nov. de 2008

Projeto Festa Junina

Este projeto foi realizado pela professora Katia Regina da Silva Porfirio com o 1º Ano, Turmas 12 e 13.

Objetivos:

• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro;
• Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
• Perceber as diferenças entre zona rural e urbana;
• Promover interesse e participação na ornamentação da escola;
• Desenvolver o ritmo e as habilidades motoras;
• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.

Atividades:

Coleta de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação as festa juninas. Registro desses dados em uma tabela e construção de um cartaz para fazer a comparação no decorrer do projeto.

O que acreditamos que tenha nas festas juninas.

Organização do calendário de mês de junho com motivo junino.


Leitura de texto em quadrinhos e análise textual: ARRAIAL (SmartKids)


Encerrando a leitura e as discussões sobre o texto, fazer uma lista em grupos de: Comidas típicas, bebidas e brincadeiras. Expor em cartazes na sala de aula, como também nos corredores da escola.
Trabalhar canções, brincadeiras, símbolos juninos.
Desenhar a zona urbana e rural, desenhar a Festa Junina (Paint) para confecção de um mural.




No site atividadeseducativas.com.br, trabalhamos o tema com as atividades: caça-palavras, memória, cruzadinha e pintura.

Segue algumas atividades realizadas em sala.






Os Animais

Justificativa:

Os animais têm uma importante presença no cotidiano das crianças(desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:

Definir as principais características de diversos animais;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Atividades:

Em duplas as crianças escolhem seu animal de interesse para estudo; pesquisar a história de cada animal (internet e livros); coletar dados por meio de observações; usar diferentes fontes de informação e relacioná-las; classificar os animais.
No site www.atividadeseducativas.com.br podemos desenvolver várias atividades relacionadas aos animais como: Quebra-cabeça, caça-palavras, memória, jogo da forca, cruzada dos animais, escrever o nome dos animais, entre outras.
O trabalho final foi realizado na SI através da construção de um texto contendo as principais informações que cada grupo conseguiu obter. Neste texto também foi inserido a imagem do animal escolhido. Os trabalhos foram socializados com o grande gupo e expostos no mural da sala de aula.


Professora: Milena S. Barbosa
2º Ano - Turma: 21

27 de nov. de 2008

Projeto Origem e Significado dos Nomes

Justificativa:

O nosso nome é a nossa primeira identificação, é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor.
Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos. Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a sua origem e da sua família.

Objetivos:

• Valorizar as diferenças de cada individuo.
• Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.

Atividades desenvolvidas:

Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos. Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Pesquisar junto a família como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome.
Montar uma árvore genealógica de cada aluno, iniciando com os nomes dos avós.
Desenhar uma árvore colocando os nomes dos avós nas raízes, dos pais e tios no tronco, e dos filhos, no caso, os alunos, nas folhas, junto com os primos.
Analisar fotos antigas e atuais da criança.

Os alunos pesquisam na Internet o significado dos seus nomes e em seguida, colocam a informação no editor de texto. Este texto terá o seguinte título: "(nome do aluno) significado...", "(sobrenome) origem..." Inserir junto ao texto uma foto atualizada do aluno.

Professora: Ives Fátima M. de Oliveira
2º Ano - Turmas: 21 e 23

Corpo Humano

Professoras: Kátia Regina da Silva Porfírio e Maria Nilda Martins
1º Ano - Turmas: 11, 12 e 13

Aproveitando o momento de socialização em que os alunos estão se conhecendo no início do ano letivo, buscamos trabalhar o reconhecimento do corpo humano, além de suas capacidades e necessidades. Abordamos também os cinco sentidos, a importância de uma alimentação sadia, apontando os alimentos saudáveis e também os alimentos que, quando consumidos em excesso, prejudicam a nossa saúde.

Atividades: Iniciamos ouvindo a música:

Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz,
Cabeça, ombro, joelho e pé,
joelho e pé.

Após ouvir e trabalhar a música os alunos formam grupos de quatro ou cinco crianças. Um aluno de cada grupo deita-se no chão e o outro passa a desenhá-la. Depois colocam alguns detalhes, como: roupas, cabelos, unhas, relógio, óculos, etc. Quando todos terminarem, os alunos devem andar entre os desenhos, observando os corpos desenhados. Em seguida, com ajuda da professora, escrevem o nome das partes do corpo. O trabalho fica exposto na sala de aula. A partir deste trabalho pesquisamos os sentidos e também trabalhamos a alimentação e higiene.
Na Sala Informatizada as crianças puderam vivenciar os conteúdos, através de softwares educativos, Pinturas Virtuais, jogos de liga-pontos, sete-erros, cruzadinhas, nos sites: iguinho (alimentos), recreio On-line (corpo humano), SmartKids (corpo humano) e atividadeseducativas (corpo humano, os sentidos, alimentação e higiene).
Para finalizar cada criança fez o desenho do seu corpo no Paint identificando algumas partes.

Avaliação: Estudar o corpo humano propiciou às crianças a compreensão e a elaboração das noções de individualidade do seu corpo, de suas características próprias, do funcionamento e dos cuidados necessários para uma vida saudável.

Desenhos realizados na Sala Informatizada(Paint):



Livro: Os Sentidos

24 de nov. de 2008

Quem Sou Eu...


Este projeto foi desenvolvido pela professora Devalda Ferreira Guollo com a Turma 22 do 2º Ano.

Sua justificativa:

Afinal, quem sou eu? Essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões.
Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.

Objetivos: Revelar, de diversas maneiras o seu modo de ser, aprimorando a auto-estima; entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente; reconhecer-se como ser único, sujeito histórico-social; reconhecer a importância dos relatos pessoais na construção da história; conhecer, valorizar e cuidar do próprio corpo; manter hábitos de higiene pessoal; identificar as fases de vida do ser humano; conscientizar-se da importância de um bom relacionamento em grupo (familiar, escolar, de amigos...); respeitar regras de convivência em grupo.

Algumas Atividades: Ouvir e trabalhar a letra da música "Gente tem sobrenome", de Toquinho; trabalhar com árvore genealógica, pesquisar a origem e significado dos nomes e sobrenomes, localizar os paises de origem no mapa, organizar a sua história de vida (entrevista com a família); conhecer a história de vida dos colegas através de relatos apresentados pelos mesmos.

Literatura de Cordel

Este trabalho realizado pela professora Velôr Pereira Carpes da Silva, 4ª Série, turmas 41 e 43 contribuiu para o resgate da cultura popular. Por meio do projeto, o aluno teve contato com o social, com a cultura, além de ser um momento de socialização e aprendizado. Também desenvolveram o poder de memorização, criatividade, raciocínio e a agilidade mental, o que contribui para a aprendizagem eficiente dos conteúdos de várias disciplinas.

Objetivos: Promover uma aproximação com a cultura popular nordestina; estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade; incentivar a sociabilidade entre crianças de meios diferentes através da construção conjunta de cordéis; valorizar a espontaneidade nos trabalhos.

Algumas Atividades: Apresentar aos alunos alguns folhetos de Literatura de Cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada; pesquisar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel (Internet e Livros); fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam; propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos; organizar uma exposição dos trabalhos na escola.
Confira Algumas Produções:

Cordel de Manezinha

Meu apelido é Luluzinha
Sou muito Manezinha
Prazer, me chamo Luana
E minha fruta preferida é banana
Adoro ir pro clube nadar
E pra escola estudar.

Sou muito estudiosa
E minha mãe é carinhosa
Minha amiga é muito divertida
Ela me acha muito querida
Tenho 10 anos
E na família, todos nos amamos.

Na minha sala
Tem muita gente
E a maioria, é muito inteligente
Minha professora é muito sábia
E muito paciente
Ensina a gente a não ser exigente
Para ser eficiente.
Aluna: Luana Pillmann de Barros
Cordel do Willian

Oi, sou Willian, tenho 10 anos de idade
Gosto muito é de jogar bola
Mas coisa que eu odeio é carambola.

Sou Catarinense
Meu futuro é jogar no Figueirense
Enquanto eu não estou na idade
Faço escolinha de futebol
Que é muito legal
E quando eu chegar lá
Vou ser profissional.

Não sou da Bahia
Nem de Salvador
Sou Catarinense
Jogo com garra aonde for.
Nome: Willian
Cordel da Júlia

O meu nome é Júlia
Tenho dez anos de idade
Gosto muito de brincar
E adoro aprontar.

Não suporto falsidade
E olha só pra minha idade!

Eu sou muito estudiosa
Gosto muito de ciência
Mas para matemática
Não tenho paciência!

Eu adoro jogar Volei
Jogadora quero ser
E o esporte chamado Vôlei
É difícil de aprender!

Minha Música é o samba
Onde danço me divirto
Tem que ter muito gingado
E força no rebolado.

Eu adoro minha amiga
Bruna ela se chama
Somos amigas a dois anos
Eu a amo e ela me ama.

O resto da minha vida
Conto no próximo cordel
Quem me conhece sabe
que o meu limite é o céu.
Nome: Júlia Carminatti da Costa