Projeto desenvolvido com as turmas do 1º Ano a 3ª Série no segundo semestre. Professores envolvidos: Kátia Regina da Silva Porfírio, Maria Nilda Martins, Ives de Oliveira, Devalda Ferreira Guollo, Salmira J. Coelho Kremer, Albaneza Duarte.
Justificativa:
Há muito que se vem questionando a relação entre escola e leitura, assim como, as dificuldades encontradas pelos educadores, para transformar o “ato de ler” em um processo significativo, prazeroso e conseqüentemente livre de opressão e obrigação.
Dentre as dificuldades encontradas leitores criativos, destaca-se a falta de interesse da criança em relação aos livros e a falta de estímulos à leitura do mundo de informações que rodeia.
Vale ressaltar, que inúmeras tem sido as propostas de reformulação e ainda, o quanto os pais criam expectativas em relação ao trabalho desenvolvido com as crianças.
Principalmente nos anos iniciais, o qual se refere ao compromisso que os educadores tem, de formar leitores, pois se espera que ao final deste ciclo, a criança tenha aprendido a ler e escrever com autonomia e criatividade, diferentes gêneros textuais.
Desse modo, ao organizaremos um Projeto de Leitura é preciso partir do princípio que a mesma não é um processo passivo, nem tampouco um simples ato de decodificação dos símbolos gráficos, mas o contato com o universo que envolve a leitura de mundo do aluno sua interpretação e a troca de experiências entre os envolvidos no processo.
OBJETIVOS:
Resgatar os conhecimentos prévios do aluno acerca de uma conhecida história; Favorecer o processo de ampliação do vocabulário; Incentivar o desenvolvimento da oratória e da socialização; Estimular a percepção visual o raciocínio e a criatividade; Desenvolver o hábito de posturas de concentração e atenção.
ATIVIDADES: Várias foram as atividades realizadas, entre elas: contação de histórias, teatro, leitura na sala de aula e em casa, produção de novas histórias, reescrita das histórias lidas, desenho, hora do conto... e em comum todas as turmas organizaram uma "Pasta" com um caderno onde a cada três dias uma criança levaria para casa a "pasta" junto com um livro de literatura para registrar através de escrita e/ou desenho a história que leu ou ouviu. Ao devolver a "pasta" a criança socializa a história e a experiência que viveu após três dias com o material.
As Pastas:
O Caderno com os textos:
Na sala Informatizada os alunos da Professora Salmira digitaram as produções de texto no editor de textos; já as turmas da professora Kátia, representaram através de desenhos no Paint a parte preferida do texto A primavera da Lagarta de Ruth Rocha, trabalhando com o tema Primavera.
Alguns desenhos:
Com a utilização do AVENTAL DE HISTÓRIAS a Professora Kátia também trabalhou com a autora Sônia Junqueira: O que aconteceu no Caldeirão da Bruxa? Após várias atividades em sala como conversa sobre a história, pesquisa, recorte e colagem, as crianças também representaram a história no Paint.
Algumas atividades:
A professora Devalda também trabalhou com o Avental a História dos Três Porquinhos: Entre outras atividades as crianças fizeram uma maquete da casa dos porquinhos.
A professora Ives também trabalhou com maquete e confecção dos personagens da história de João e Maria.
Os alunos da Turma 12 da Professora Kátia formaram grupos e cada grupo pesquisou um conto de fadas do seu interesse. Ápós a leitura cada grupo apresentou a história em uma caixa de histórias construída por eles com cenário e personagens. Na Sala informatizada ilustraram o conto de fadas.
31 de dez. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A Happy New Year!
Next year must be a good year.
Postar um comentário